Presidente da SiM Internet apresenta projeto iniciativa 5G Brasil em encontro - SIM Internet - Fibra Óptica - Banda Larga
Skip to content

Presidente da SiM Internet apresenta projeto iniciativa 5G Brasil em encontro

Com o objetivo de traçar estratégias de transformação digital, o presidente da SiM Internet e da Comissão das Relações Internacionais – Região Norte, Suelismar Caetano, apresentou no dia 08 de julho, em encontro com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes e demais membros do Conselho, projeto 5G Brasil pela qualidade e soberania da internet brasileira.

Na ocasião foram discutidas pautas que foram levadas ao presidente da República com o apoio do Ministro sobre a iniciativa que trata-se da união dos ISP’s – provedores de internet do Brasil, a soberania nacional digital e contribuição dos ISP’s no combate aos crimes cibernéticos. Formado por 16 membros eleitos e reconhecidos, o Conselho é composto por empresários proprietários de ISP’s tendo três (3) integrantes por região do País. 

“O primeiro passo para tratar da estratégia de transformação digital é provocar adequação ao edital para que cada ISP possa participar do certame, haja vista que os mesmos são empresas micros e de pequeno porte. O Conselho entende que o diferencial esteja em ter mais de 2 milhões de quilômetros de cabos ópticos lançados e homologados sendo que a maioria estão localizados no interior do Brasil”, explicou o presidente.

O Conselho expressa que toda a infraestrutura foi construída utilizando recursos próprios e não por bancos públicos. “A Anatel entende que os ISP’s sejam úteis nesse processo e equalizando o edital será possível a tempo recorde que o Brasil seja contemplado pela tecnologia alcançando a inclusão digital, principalmente no interior onde os provedores atuam. Enquanto as operadoras investem das capitais para o interior, nós incentivamos a cobertura do interior para os grandes centros, pelo fato de ter a região com fibra lançada,” afirmou Suelismar Caetano.

A SiM no cenário nacional

“No encontro foram discutidas a cobertura total do território brasileiro utilizando a capacidade desbravadora dos ISP’s associados à infraestrutura existente e a tecnologia 5G. De forma a contribuir com a conectividade no Tocantins e a segurança digital, a SiM Internet disponibiliza toda a sua estrutura para atender os mais diversos setores, seja ele público ou privado, sobretudo as regiões mais distantes, vilas, quilombolas como já fazemos”, explicou o presidente.

De acordo com Caetano, a SiM capacita pessoas da comunidade local para serem os responsáveis pelos serviços técnicos. “Com este momento desafiador que estamos enfrentando é a oportunidade de gerar emprego, renda e esperança. O objetivo é valorizar o ser, entendendo que o mundo é feito de gente para gente,” assegura o presidente. Para ele, a tecnologia existe para nos servir. “Pessoas nos movem, conquistas nos motivam, mas o principal objetivo é dar oportunidades e contribuir para que o conhecimento seja cada vez mais difundido e as oportunidades sejam sempre abundantes na vida de todos”, concluiu.

 

Veja também: