SiM viabiliza internet na 22ª edição da Agrotins - SIM Internet - Fibra Óptica - Banda Larga
Skip to content

SiM viabiliza internet na 22ª edição da Agrotins

Empresa oferecerá internet de alta velocidade para evento, que vai de 10 a 14 de maio, em Palmas; Conectividade no campo é essencial para garantir produtividade, redução de custos e otimização de tempo

 

Considerada a maior feira de agrotecnologia da região Norte do Brasil, a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2022, vai com o fornecimento de internet de qualidade 100% fibra óptica disponibilizado pela SiM Internet, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). O evento acontecerá de 10 a 14 de maio, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na TO-050, saída para Porto Nacional, das 9h às 19h.

 Segundo o responsável pelo Centro de Operações de Rede da SiM Internet, Alan Carlos Germendorff, a fibra óptica é veloz, estável, de fácil instalação e manutenção. “É uma tecnologia que apresenta vantagens como: menor custo-benefício se comparada ao cabo de cobre e rádio, maior estabilidade de link, maior velocidade de conexão; não possui interferências eletromagnéticas, a fibra não conduz eletricidade, portanto tem maior segurança na instalação e um risco menor de invasão de dados pelo cabo”, explicou Germendorff. A capacidade disponibilizada na feira é de 10 giga (GB).

 Além de levar tecnologia para a feira, a SiM possibilitará que as pessoas se conectem com o restante do mundo. “Nossa rotina é muito digital e a SiM Internet proporcionará que os visitantes e expositores realizem negócios utilizando internet de qualidade. A tecnologia de fibra óptica será distribuída em alguns pontos na Agrotins para conexão, onde o visitante ao realizar seu cadastro na rede SiM Agrotins poderá conectar seu celular ou tablet para fotografar, enviar para a família ou amigos, realizar ligações via aplicativo de mensagens. Ele poderá aproveitar tudo que a internet propicia”, comentou.

 Um exemplo citado por Germendorff é que se o agricultor quiser adquirir algum maquinário agrícola de um expositor irá avaliá-lo, gerar o financiamento no banco, o contrato, assiná-lo e ir embora do evento com a compra garantida. “Sem internet esse procedimento não seria possível. A SiM fortalece o agronegócio, fomenta o mercado, movimenta a economia para que o expositor consiga comercializar seus produtos, expor as tecnologias, transmitir vídeo, com uma excelente interatividade. Também será possível efetivar serviço bancário”, concluiu.

 Conectividade Rural

 O campo está usando cada vez mais tecnologia, que se traduz em resultados. Estudo desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) mostra cenários de ampliação da conectividade rural, a partir de tecnologias de internet banda larga como o modelo satélite, cabo de fibra óptica e telecom, incluindo a nova geração 5G. Atualmente, 23% do espaço agrícola possui cobertura de internet, e assim mesmo, o País consolidou-se como potência agroambiental.

 O gerente de projetos da SiM Internet, Welinton Alves de Sá, cita que a internet rápida é uma importante infraestrutura no agronegócio, pois permite a implantação de piloto automático para maquinário agrícola ao ponto de substituir o homem, por exemplo. “A tecnologia chegou ao campo e todos precisam utilizá-la. Hoje temos a possibilidade de um maquinário trabalhar sozinho na lavoura apenas com um clique e à distância. É um sistema fácil e acessível a todos os tipos de produtores”, explicou.

 Existem projetos de conectividade rural sob medida para cada produtor. O gerente conta que a empresa atende desde usina de açúcar e bioenergia até a agricultura familiar. “Nossa internet é capaz de suprir toda a necessidade que cada produtor precisa. Numa usina em Pedro Afonso, por exemplo, temos rede de rádios que é utilizada em todo o sistema de irrigação e uma equipe altamente capacitada para cuidar da conexão rural”, disse Welinton.

 De acordo com o gerente, a internet rural é um sistema de fácil acesso e manuseio e a SiM trabalha com várias tecnologias, como o 4G, a fibra óptica, rádio digital, rádio frequência aberta. “A cobertura sem fio 4G, por exemplo, pode atingir 50 km ao redor do ponto central que instalamos na propriedade. O produtor vai poder sair de carro pela propriedade conectado ao 4G sem nenhum problema. Nosso objetivo é ajudar o produtor a se desenvolver ainda mais e crescer em produtividade”, informou o gerente.

 Agrotins: o grande encontro da terra

 Com o tema ‘Integrar: Intensificar e Preservar’, a Agrotins tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, destacando as potencialidades do agronegócio, bem como tem a função de apoiar as ações de pesquisas, validação e transferência de tecnologia ao setor produtivo.

 Idealizada pelo governo do Tocantins, por meio da Seagro, a Feira conta com a parceria da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias – Tocantins Parcerias vinculadas à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (ADAPEC), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins – Ruraltins, com o apoio de órgãos da esfera municipal, estadual, federal, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também: