Qual a maneira de identificar instabilidade dos aplicativos? - SIM Internet - Fibra Óptica - Banda Larga
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Qual a maneira de identificar instabilidade dos aplicativos?

É fato que o isolamento social fez despontar ainda mais o empreendedorismo no Brasil. Inclusive, o País ultrapassou a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs). Os negócios que surgiram precisam de uma relação de confiança, criatividade e inovação para superar este período o qual estamos vivendo, e para isso, é necessário ter uma internet de qualidade já que muitos serviços iniciam-se através de plataformas e aplicativos. Mas o usuário pode identificar reações adversas como a instabilidade dos aplicativos?

De acordo com o gerente de T.I, da SiM Internet, Marco Pollo Mendes, é possível identificar a instabilidade. “Existem ferramentas que vem somando e ajudando neste diagnóstico. Exemplo é o Downdetector que mostra em tempo real os serviços que apresentam instabilidades,” afirma. Para ele, o cliente sempre que notar uma instabilidade em uma plataforma deve testar outros serviços para observar se o problema está no acesso à internet ou na plataforma desejada.

Negócios são feitos através de aplicativos de mensagens, vendas e até outros trabalhos. O gerente explica que o Noc da empresa monitora e informa os clientes que entram em contato caso exista alguma instabilidade no serviço em específico quando ocorre. O monitoramento do Downdetector citado pelo gerente coleta relatórios de status de uma série de fontes, incluindo Twitter, sites e aplicativos móveis. “Muitas instabilidades acontecem em plataformas de terceiros e por x motivos. Mesmo se protegendo da melhor forma possível, existem pontos que podem vir a acontecer como queda de energia, invasão de hackers contra a plataforma, entre outros”, explica o gerente.

Detectando problemas em tempo real

Desde 2012, o Downdetector oferece monitoramento em tempo real e informações sobre interrupções para diversos tipos de serviços essenciais para a vida diária e trabalho. Só que não adianta apenas uma pessoa relatar o problema. De acordo com o sistema, para garantir que as interrupções sejam representadas corretamente, é necessário calcular uma linha de base de relatórios de problemas típicos para cada empresa que ele monitora.

Diariamente eles apresentam um histórico de interrupção de diversas plataformas conhecidas. Muitas vezes sua conexão com a internet está funcionando bem e os serviços os quais confia apresentam problemas. Com o Downdetector é possível acompanhar as falhas de sites e serviços online. Dentro do painel, o usuário poderá acompanhar tudo em tempo real, com vistas comparativas, alertas instantâneos, relatórios geográficos, feeds sociais e comunicações do cliente.

Segundo informações do Downdetector, as seis categorias de interrupções no primeiro trimestre de 2020 foram: plataformas de colaboração, operadoras de telecomunicações, serviços de streaming, mídia social e instituições financeiras já que com o novo “normal”, as pessoas começaram a trabalhar, estudar em casa, jogar, utilizar videoconferências e diversos serviços online jamais visto anteriormente.

O home office mesmo inclui um aprendizado remoto, garantia de um novo espaço de trabalho com a conectividade ideal com a internet, a velocidade que precisa para obter eficácia nas atividades compreendendo de maneira didática as interrupções e reduzindo o tempo médio de resolução. Com o cuidado adotado é possível deslocar o ambiente de escritório para casa de forma eficaz e de forma que a viabilidade do modelo de trabalho tenha as condições necessárias para o real desempenho da modalidade.

 

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